Telefonia IP |
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Telefonia IP
É muito comum o VoIP ser confundido com Telefonia IP.
VoIP é a transmissão da voz em protocolos IP, como exemplo podemos citar o uso do popular programa Messenger, conhecido por MSN, como instrumento de comunicação, utilizando o recurso da transmissão de voz. Neste meio de comunicação podemos utilizar um computador para falarmos com o outro usuário de um MSN. Desta forma realizando uma comunicação de voz utilizando a rede IP, porém, sem termos os recursos que um PABX nos proporcionaria, como caixa postal, espera telefônica, etc.
Telefonia IP consiste no fornecimento de serviços de telefonia utilizando a rede IP.
Para que seja possível transmitir a voz em redes IP, é necessário o uso de protocolos de sinalização de chamadas e transporte de voz. Dentre os protocolos mais utilizados atualmente em Telefonia IP, podemos destacar o SIP e o IAX2.
O objetivo da Telefonia IP é prover uma forma alternativa aos sistemas existentes, e para tal deve-se, no mínimo, manter as mesmas funcionalidades e qualidade similar à Telefonia Convencional, oferecendo uma comunicação inteligível e interativa.
Muitos fatores são necessários para que seja possível atingir uma comunicação inteligível e interativa utilizando Telefonia IP, citamos alguns destes fatores:
Na figura 6 temos um exemplo de interligação de duas centrais PABX-IP utilizando como meio de interconexão a Internet, sendo possível que interajam diretamente realizando chamadas de ramais da Sede1 para a Sede 2 sem necessidade de operadoras para que seja feita a conexão, desta maneira propiciando uma economia nos custos de ligações, assim como também podem utilizar operadoras VoIP e PSTN para realizar chamadas externas. No caso das chamadas via PSTN o usuário da Sede1, pode por exemplo realizar chamadas utilizando a PSTN da Sede2, desta forma a ligação que antes poderia estar sendo do tipo DDD chamada a distância) passaria a ser tarifada como uma ligação local.
Figura 6
Transição
É muito comum no mercado atual manter o PABX legado, ou convencional, do cliente nas implantações de telefonia IP, podemos interconectar entre o PABX e a rede pública de telecomunicações um servidor de telefonia. Com este servidor de telefonia IP é possível manter toda a infra-estrutura existente no cliente e implementar recursos como VoIP, ramais adicionais entre outros serviços. Na figura 7 temos a ilustração deste tipo de implementação.
O cliente passará a ter recursos que antes não estavam disponíveis devido as características dos PABX convencionais, de baixo e médio custo, estando apenas disponíveis em sistemas de altíssimo custo. Com o uso de sistemas de telefonia baseados em plataformas que utilizem o software Asterisk o leitor poderá gradativamente migrar todos os usuários de um PABX convencional para o PBX-IP, vindo a substituir o PABX convencional.
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