Telefonia IP

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Telefonia IP

 

É muito comum o VoIP ser confundido com Telefonia IP.

 

VoIP é a transmissão da voz em protocolos IP, como exemplo podemos citar o uso do popular programa Messenger, conhecido por MSN, como instrumento de comunicação, utilizando o recurso da transmissão de voz. Neste meio de comunicação podemos utilizar um computador para falarmos com o outro usuário de um MSN. Desta forma realizando uma comunicação de voz utilizando a rede IP, porém, sem termos os recursos que um PABX nos proporcionaria, como caixa postal, espera telefônica, etc.

 

Telefonia IP consiste no fornecimento de serviços de telefonia utilizando a rede IP.

 

Para que seja possível transmitir a voz em redes IP, é necessário o uso de protocolos de sinalização de chamadas e transporte de voz. Dentre os protocolos mais utilizados atualmente em Telefonia IP, podemos destacar o SIP e o IAX2.

 

O objetivo da Telefonia IP é prover uma forma alternativa aos sistemas existentes, e para tal deve-se, no mínimo, manter as mesmas funcionalidades e qualidade similar à Telefonia Convencional, oferecendo uma comunicação inteligível e interativa.

 

Muitos fatores são necessários para que seja possível atingir uma comunicação inteligível e interativa utilizando Telefonia IP, citamos alguns destes fatores:

 

Transmissão de Voz em tempo real com latência (atraso) inferior a 100 ms;
Uso de um aplicativo para gerenciamento da comunicação de voz utilizando uma rede IP, como exemplo podemos citar o PABX-IP Meucci Pro;
Utilizar um protocolo de comunicação para estabelecer uma conexão de voz pela rede IP, como o SIP ou IAX2;
Existência de Interfaces com os sistemas públicos de telefonia comutada e móvel;

 

Na figura 6 temos um exemplo de interligação de duas centrais PABX-IP utilizando como meio de interconexão a Internet, sendo possível que interajam diretamente realizando chamadas de ramais da Sede1 para a  Sede 2 sem necessidade de operadoras para que seja feita a conexão, desta maneira propiciando uma economia nos custos de ligações, assim como também podem utilizar operadoras VoIP e PSTN para realizar  chamadas externas. No caso das chamadas via PSTN o usuário da Sede1, pode por exemplo realizar chamadas utilizando a PSTN da Sede2, desta forma a ligação que antes poderia estar sendo do tipo DDD  chamada a distância) passaria a ser tarifada como uma ligação local.

 

filialSp-filialRJ

Figura 6

 

Transição

 

É muito comum no mercado atual manter o PABX legado, ou convencional, do cliente nas implantações de telefonia IP, podemos interconectar entre o PABX e a rede pública de telecomunicações um servidor de telefonia. Com este servidor de telefonia IP é possível manter toda a infra-estrutura existente no cliente e implementar recursos como VoIP, ramais adicionais entre outros serviços. Na figura 7 temos a ilustração  deste tipo de implementação.

 

Ambiente-E1-SIP-GSM-VoIP-firewall

 

O cliente passará a ter recursos que antes não estavam disponíveis devido as características dos PABX convencionais, de baixo e médio custo, estando apenas disponíveis em sistemas de altíssimo custo. Com o uso de sistemas de telefonia baseados em plataformas que utilizem o software Asterisk o leitor poderá gradativamente migrar todos os usuários de um PABX convencional para o PBX-IP, vindo a substituir o PABX convencional.

 

This help system was created with an evaluation copy of Help & Manual.