Funções de Idle
Início  Anterior  Próximo



As funções de Idle permitem ao programador simplificar os processos de espera de ligações:

·Atendimento Automático após n toques  
·Deteção de Identificação do Assinante A (Bina) através do evento OnCallerID  
·Deteção de Dígitos após o atendimento, facilitando integrações com diversos modelos de Pabx.  

Até a versão 2.3, estas atividades podiam ser desempenhadas através dos métodos/eventos já conhecidos. Todas estas funções são configuradas através do método IdleSettings (veja-o no guia de referência para acompanhar melhor este tópico), entram em ação a partir da chamada ao método IdleStart e são interrompidas com a chamado do IdleAbort.

Atendimento Automático
 
IMPORTANTE: As funções IdleXXXX são exemplificadas em um programa específico encontrado no site da DigiVoice www.digivoice.com.br, na seção de desenvolvedores. Acompanhe e teste o exemplo.  
 
 
A VoicerLib permite ao programador, a partir de simples parâmetros no método IdleSettings, configurar um atendimento automático a partir do enésimo toque e ainda esperar um tempo pré-definido antes de chamar o evento OnAfterPickup.

Sem está função, o programador tinha que "contar" os toques no evento OnRingDetected e atender através de uma chamada ao evento PickUp.  

Os parâmetros do IdleSettings que interferem no funcionamento desta função são o segundo, terceiro e quarto, sendo:
 
·2º. Parâmetro (AutoPickUp) – Campo booleano (true/false) que indica se atende automático ou não  
·3º. Parâmetro (RingCount) – Número de toques para o atendimento  
·4º. Parâmetro (PauseAfterPickUp) – Pausa após o atendimento. Esta pausa pode ser utilizada para dar um tempo antes de iniciar a reprodução da mensagem de boas vindas, o que é útil em atendedores com bloqueio DDC (Chamada a cobrar).  
 
Monitoração de Dígitos

A monitoração de dígitos pode ser feita antes do atendimento, como nos casos de identificação de chamadas direto do tronco ou depois do atendimento, particularmente útil em integração do tipo inband com centrais PABX.

Estas configurações também são feitas a partir do método IdleSettings do 5º. ao último parâmetro:

·5º. Parâmetro (WatchTrunkBefore) – Indica que deve ser acionada a monitoração de dígitos antes do Ring. Deve ser utilizado principalmente em casos de identificação de chamadas.  
·6º. Parâmetro (WatchTrunkAfter) – Indica que deve ser acionada a monitoração de dígitos depois do Atendimento.  
·7º. Parâmetro (Format) – O formato indica como a espera de dígitos será tratada:  
1.wtDTMF/wtMFP – Deve ser utilizado somente com o WatchTrunkBefore ligado para tratamento de Bina DTMF (wtDTMF) ou Bina MFP (wtMFP). Neste caso será gerado o evento OnCallerID contendo o número identificado.  
2.wtCustom – Este formato traz os dígitos exatamente como foram detectados, sem nenhum tratamento. O resultado é dado no evento OnDigitsReceived. Funciona praticamente igual a um GetDigits.  
·8º. Parâmetro (TimeOut) – É o tempo máximo que o sistema esperará pelos dígitos a partir do primeiro detectado. Funciona como parâmetro InterdigitTimeout do método GetDigits e só tem utilidade quando o formato for wtCustom (neste caso o timeout global é dado pelo parâmetro PauseAfterPickup).  
·9º. Parâmetro (Max) – Indica qual o número máximo de dígitos que o sistema deverá esperar. Se não for utilizado, deve ser setado como 0 (zero).  
·10º. Parâmetro (TermDigits) – Indica qual o digito terminador. Deixar vazio se não for utilizado.  

Para a compreensão destas funções, recomendamos estudo atento do exemplo fornecido na pasta encontrado no site da DigiVoice www.digivoice.com.br, na seção de desenvolvedores.