FÓRUM DigiVoice

Fórum de Suporte Digivoice

Você não está logado.

#1 30/04/2008 11:18:27

MarceloPorks
Membro

CLI do Asterisk --> CallState

Bom dia pessoal, tenho um asterisk com Digivoice VB3030 ativo há quase 4 meses e até hoje só tive um problema (por três vezes).

Nessas três vezes quando alguém liga para o meu asterisk dá sinal de ocupado ou simplesmente fica mudo, este 'sintoma' (quando começa a acontecer) é intermitente. Na CLI do asterisk fica aparecendo várias vezes (várias mesmo):
   -- Ringing on port 1 - callstate=9

Se eu dou um 'dgv reset' continua o mesmo problema
Se eu reinicio o asterisk (stop now... asterisk &) o problema é 'resolvido' e volta tudo ao normal
Essa máquina está ligada faz 5 dias e o problema só começou agora (faz 1 hora)

Não sei se isso ajuda, mas:
http://pastebin.ca/1002833
http://www.pastebin.ca/1002889
http://www.pastebin.ca/1002891

O que percebo é que quando começa esse problema... apenas as ligações que passam pela porta 1 dá problema (tanto entrando quanto saindo)

Offline

 

#2 30/04/2008 11:41:20

Re: CLI do Asterisk --> CallState

Marcelo,

Também estou tendo este problema, em algumas máquinas com a placa VB6060. Os comandos 'dgv show channels' e 'dgv show alarms 1' funcionam normalmente, como se tudo estivesse OK, mas na cli aparece a mesma mensagem...

Quando isto acontece, o comando 'restart now' no asterisk não funciona, é necessário matar o processo e iniciar novamente. Utilizo a versão Channel Driver Version: 0.9.9 Firmware Versions:     |_ Card 1 - Version 35ah.

Asterisk 1.2.24, em um Debian Etch. O servidor é um Pentium(R) 4 CPU 3.20GHz.

Este problema ocorre comigo aproximadamente uma vez por semana, e olhei nos logs aparentemente não há erro nenhum. Como se o Channel Driver parasse de responder.

Alguma luz do suporte da Digivoice ?

Offline

 

#3 30/04/2008 11:46:20

MarceloPorks
Membro

Re: CLI do Asterisk --> CallState

Isto aconteceu comigo quando eu usava
voicerlib-4.0.9.5
dgvchannel-0.9.5

Hoje eu estou usando
voicerlib-4.0.9.8
dgvchannel-0.9.9

E tenho o mesmo problema.

Uma pessoa que tem bastante conhecimento com digivoice me pediu para ligar na operadora, reclamar que a porta 1 está presa e exigir que eles monitorassem essa porta. Ainda não fiz isso... pois sei que vai ser um parto conversar com a operadora, queria arrumar outra maneira de resolver.

Offline

 

#4 30/04/2008 13:27:53

felipe
Membro

Re: CLI do Asterisk --> CallState

Por favor,
Poste seu digivoice .conf e o seu extensions.conf .


Suporte Técnico
Digivoice

Offline

 

#5 30/04/2008 14:03:29

Re: CLI do Asterisk --> CallState

Digivoice.conf


[general]
allow_slinear=1
allow_ulaw=0
allow_alaw=0
allow_gsm=0

consolelanguage=br

[allportsconfig]
default_callprogress=cp_default.cfg
detectiontype=1
dialtype=1
afterdialpause=1000

ringbacktone1=tone1
ringbacktone2=tone1
ringbacktimes=1000,4000,1000,4000

busytone1=tone1
busytone2=tone1
busytimes=250,250,250,250

[groups]
group=1
ports=>1-30

group=2
ports=>31-60


[port_config]

signalling=r2mfc_ndis_fixed
context=from-pstn
language=pt_BR
accountcode=
musiconhold=
tx_gain=0
rx_gain=0
echocan=2
echotraining=400
callprogress=cp_default.cfg
silence_threshold=-30
relaxdtmf=1
gen_dtmf=1
gen_ringback=1
gen_busy=1
dtmf_to_asterisk=2
faxdetection=1
drop_tx_samples_factor=33
r2_country=br
max_digits_rx=4
cid_pos=2
category=1
group_b_value=1
port_id=
b_subscriber_hangup=0
wait_dialtone=1
dialtone_timeout=3000
ports=>1-30

;
;

signalling=r2mfc_ndis_variable
context=from-pabx
language=pt_BR
accountcode=
musiconhold=
tx_gain=-6
rx_gain=0
echocan=2
echotraining=400
callprogress=cp_default.cfg
silence_threshold=-24
relaxdtmf=1
gen_dtmf=1
gen_ringback=1
gen_busy=1
dtmf_to_asterisk=2
faxdetection=1
drop_tx_samples_factor=33
r2_country=br
min_digits_rx=1
max_digits_rx=20
interdigit_timeout=2000
cid_pos=2
category=1
group_b_value=1
port_id=
b_subscriber_hangup=0
wait_dialtone=1
dialtone_timeout=3000
ports=>31-60

[e1_config]
e1_sync=1
use_crc4=0
span=1,cas
;span=1,ccs,cpe,euroisdn,overlapdial,local,local
span=2,cas
cards=>1


O extensions está assim:


[from-pstn]

exten => _30XX,1,Dial(Dgv/G2/${EXTEN},75,tT)

[out-pstn]

exten => _X.,1,Dial(Dgv/g1/${EXTEN},75,tT)

Offline

 

#6 05/05/2008 09:20:42

felipe
Membro

Re: CLI do Asterisk --> CallState

leandroaugusto,
Mude o parâmetro context da porta que está ligada o pabx para "out-pstn", no seu digvoice.conf está como "from-pabx". O "from-pabx" não está no seyu extensions.conf .
Altere também os contextos colocando Hangup no final:

[from-pstn]

exten => _30XX,1,Dial(Dgv/G2/${EXTEN},75,tT)
exten => _30XX,n,Hangup()

[out-pstn]

exten => _X.,1,Dial(Dgv/g1/${EXTEN},75,tT)
exten => _X.,n,Hangup()


Suporte Técnico
Digivoice

Offline

 

#7 05/05/2008 12:20:13

Re: CLI do Asterisk --> CallState

Desculpa Felipe, mas na verdade o contexto real do Asterisk está correto, na hora de postar que coloquei errado. Da forma que está ali não iria nem funcionar. O Hangup está em todas as extensions, mas não colei no post ali.

O problema realmente não é este, acontece que simplesmente o channel driver "trava", ele para de responder. Se fosse erro de configuração ou de dialplan o erro ficaria mais evidente.

Lê o primeiro post do MarceloPorks, o erro que ocorre é:

-- Ringing on port 1 - callstate=9

O que significa o callstate=9 ?  Partindo desta premissa já podemos tentar outra solução, pois em modo normal de funcionamento o callstate fica igual a 1.

    -- Ringing on port 29 - callstate=1
    -- DGV/59 is ringing

Em uma ligação recebida ele não atende, a chamada não chega até o asterisk, ele fica ringando com callstate=9 e não sai disto. Só reiniciando o chan_dgv.so para voltar a funcionar.

Obrigado.

Offline

 

#8 06/05/2008 10:30:13

MarceloPorks
Membro

Re: CLI do Asterisk --> CallState

Pois então,

Me falaram que 'callstate=9' ocorre quando a operadora retorna ocupado... agora não sei se esta informação procede, pois acho estranho quando alguém liga para meu asterisk, a operadora retornar para o meu asterisk o sinal de ocupado.
(se fosse em ligações 'saintes' faria sentido)

Agora, eu isolei no digivoice.conf a porta 1:
[port-config]
...
ports => 2-20

Entretanto não mudou nada. Depois de um tempo começou a dar problema na porta 2:
    -- Ringing on port 2 - callstate=9

reiniciando o asterisk tudo volta ao normal

Offline

 

#9 07/05/2008 15:00:34

MarceloPorks
Membro

Re: CLI do Asterisk --> CallState

Estive conversando com o Leandro Augusto em particular.
Estamos desconfiados que por algum motivo estranho a vlib ou dgvchannel não fecha a porta em alguma situação. E por isto começa a dar este problema.

Como o problema não acontece toda hora, e uma vez que ele começa a acontecer não pára mais (até que seja feito um reboot do asterisk), creio que seria mais fácil de checar se o problema é o que desconfiamos, quando o problema estiver ocorrendo. Então, eu pergunto:

O pessoal da digivoice poderia nos dizer algum log ou algum comando que poderíamos usar para checar se essa 'desconfiança' procede?

Offline

 

#10 07/05/2008 15:27:59

felipe
Membro

Re: CLI do Asterisk --> CallState

No asterisk digite "show channels", ele mostrará quais os canais ativos no momento.


Suporte Técnico
Digivoice

Offline

 

#11 07/05/2008 16:33:31

MarceloPorks
Membro

Re: CLI do Asterisk --> CallState

No 'post' anterior eu estava me referindo a algum outro comando, pois 'core show channels' não mostra nenhum canal preso.

Offline

 

#12 08/05/2008 20:52:25

Otaci
Membro

Re: CLI do Asterisk --> CallState

Eu também tenho esse problema com minhas placas VB6060. Começa assim até que todos os canais DGV fiquem travados e não entra (mais comum) e nem sai ligação. Esse problema é muito grave e deveria receber melhor atenção do pessoal da Digivoice. O suporte técnico da Digivoice deveria preparar algum tipo de trace para encontrarmos a causa do problema, sem resposta é que não poderemos ficar.

Offline

 

#13 09/05/2008 08:51:43

felipe
Membro

Re: CLI do Asterisk --> CallState

Um comando que se pode verificar o canal durante esse erro é "dgv show channel 1", nesse caso o canal 1. Verifique o status do canal com esse comando e verifique digitando "show channels" se o canal realmente está ativo nesse momento.


Suporte Técnico
Digivoice

Offline

 

#14 09/05/2008 10:02:57

Otaci
Membro

Re: CLI do Asterisk --> CallState

Qual é o programa responsável por essa mensagem "-- Ringing on port XX - callstate=9" ?

Se for o driver da Digivoice, basta os desenvolvedores responderem o que significa isso.

Aqui comigo não acontece somente no canal 1, quando começa acontecer fica generalizado em tudo que é canal, ai não entram mais chamadas.

O pessoal do desenvolvimento deveria se pronunciar, pois nos orientaria melhor.

Offline

 

#15 09/05/2008 10:49:42

Otaci
Membro

Re: CLI do Asterisk --> CallState

Confirmei que essa mensagem é enviada pelo channel driver Digivoice. Consta no programa chan_dgv.c, na linha 7701:

ast_verbose(VERBOSE_PREFIX_3 "Ringing on port %d - callstate=%x\n",EventContext->port, p->call_state);

Portanto, não há por que não aparecer o DESENVOLVEDOR e simplesmente dizer o que significa o tal código "callstate=9". Uma vez que ele dê essa informação, ficará bem mais fácil rastrear o problema.

Última alteração por Otaci (09/05/2008 10:50:31)

Offline

 

Rodapé do fórum

Powered by PunBB
© Copyright 2002–2005 Rickard Andersson