Fórum de Suporte Digivoice
Você não está logado.
uso atas da grandstream, como faco?
outra coisa, estou tendo problemas com o ring, as vezes da e as vezes nao.
uso placa analogica vb0408.
faz um teste com a variavel _ALERT_INFO do asterisk:
exten = 425,2,SetVar(_ALERT_INFO=Bellcore-r7) ;Tipo toque chamada externa
no extensions.conf...
neste caso o Bellcore-r7 é um toque do linksys PAP2 verifica no manual da grandstream se existe isso..
[]`s
Jr.
Tenho duas placas mistas (3FXS/1FXO) e gostaria de implementar toques distintos para ligações internas e externas nas portas FXS (portas 2, 3, 4, 6, 7 e 8). Uso asterisk 1.4.22, mas não achei meio de implementar. Estou pensando em enviar um caracter na string de discagem (que não represente um número de canal) para ele modificar o parâmetro ring_type do canal, alterando a cadência do toque conforme a necessidade. Para isso, teria de alterar os fontes do "chan_dgv.c". Como é GPL, aparentemente posso fazer tal mudança. Todavia, gostaria de saber se alguém me sugere outra solução mais inteligente.
Grato pela atenção,
Vandrei Cerqueira
vandrei.cerqueira escreveu:
Tenho duas placas mistas (3FXS/1FXO) e gostaria de implementar toques distintos para ligações internas e externas nas portas FXS (portas 2, 3, 4, 6, 7 e 8). (...) Estou pensando em (...) modificar o parâmetro ring_type do canal, alterando a cadência do toque conforme a necessidade. Para isso, teria de alterar os fontes do "chan_dgv.c". Como é GPL, aparentemente posso fazer tal mudança.(...)
A quem interessar possa:
Consegui implementar a mudança na cadência do ring: Após a aplicação da alteração (patch), basta acrescentar uma barra ("/") após o canal no dailplan, como se fosse adicionar um número para o canal FXS que queiramos alterar o tom. Funciona bonitinho! Se alguém me ensinar como faço para anexar arquivos aqui no fórum, posto o arquivo .diff para quem quiser aplicar o patch.
Vandrei
Última alteração por vandrei.cerqueira (03/02/2009 00:38:20)
Como fez isso?
Eu gostaria de alterar o ring externo do interno tb, e funciona quando a pessoa toca e digita o ramal desejado e vai para um ATA por exemplo.
Via ATA é só alterar o parâmetro do ring (Bellcore-r...). Se se tratar de placa digivoice, precisa alterar o fonte do chan_dgv.c
Estou com esse problema e não sei a solução, tenho uma vb3030 com Meucci e gateway grandstream, no gateway não achei p parâmetro "Bellcore-r7", e no asterisk não sei onde fica nem como alterar a fonte "chan_dgv.c". Alguém pode ajudar.
Antecipadamente agradeço
Fábio Alfaya
Fábio Alfaya:
Faz tempo que não posto nada, mas tá aqui minha solução caseira em produção, na forma de um patch, considerada a versão 1.0.8_beta2_L1 do chan_dgv.c:
--- /usr/src/dgvchannel/chan_dgv.c.orig Tue Jul 19 23:44:15 2011 +++ /usr/src/dgvchannel/chan_dgv.c Tue Jul 19 23:44:15 2011 @@ -17748,10 +17748,25 @@ sCIDToFXS[strlen(p->ast_ch->caller.id.number.str) + 3] = '\0'; #else//#ifdef CC_AST_HAS_VERSION_1_8 sCIDToFXS[strlen(p->ast_ch->cid.cid_num) + 3] = '\0'; #endif//#ifdef CC_AST_HAS_VERSION_1_8 + if (1) + { + const char *dialplan_rt = NULL; + short ringtype = p->ring_type; + dialplan_rt = pbx_builtin_getvar_helper(p->ast_ch, "DGV_RINGTYPE"); + if (dialplan_rt) + { + ringtype=atoi(dialplan_rt); + if (ringtype>3 || ringtype<1) + ringtype=1; + if (p->ring_type!=ringtype && option_verbose >= 3) + ast_log(LOG_NOTICE, "Port %d Changing Ring Type %d to %d\n",p->port, p->ring_type, ringtype); + } + dg_SetRing(p->port, DG_ENABLE, ringtype); + } dg_Dial(p->port, sCIDToFXS, 20, dtTone); if (option_verbose >= 3) ast_log(LOG_NOTICE, "dgv_call: Sending CallerID(%s) on FXS port %d \n", sCIDToFXS, p->port); }
Para alterar o tipo de toque dinamicamente, basta colocar um comando Set(_DGV_RINGTYPE,valor) no dialplan antes do comando Dial para o canal tipo DGV.
A alteração acima está localizada na parte do código que antecede o envio do ring para as placas FXS; seria necessário fazer o mesmo para os ChannelBanks.
Atenciosamente,
Vandrei
Última alteração por vandrei.cerqueira (20/07/2011 00:27:42)