Telefonia Convencional

Top  Previous  Next

Telefonia Convencional

 

A telefonia convencional consiste de uma rede de linhas analógicas e digitais, projetadas para estabelecer a comunicação de voz entre dois pontos.

 

Esta rede é conhecida como PSTN (Public Switched Telephone Network) ou RTPC (Rede de Telefonia Publica Comutada), utilizada para transmitir voz e outros sinais, permitindo a comunicação entre pontos fixos e determinados.

 

Comutação por Circuito

 

Uma das principais características aplicadas à telefonia convencional e a forma de conexão entre os dois pontos de uma chamada telefônica. Esta conexão e também conhecida como circuito, uma vez estabelecida permanece ativa durante todo o tempo da chamada, a Figura 1 exemplifica este circuito entre os dois pontos de uma chamada.

 

Existem circuitos analógicos, que caracterizam-se por transmitir sinais com níveis de tensão proporcionais a intensidade do áudio gerado pelo assinante, e circuitos digitais que convertem o áudio gerado pelo assinante em bits 0 e 1, a conversão do áudio analógico em digital na telefonia convencional e feita utilizando-se a tecnologia PCM (Pulse Code Modulation), sendo adotado no Brasil o G711-a ou a-law como a codificação padrão.

 

Outra característica padrão em telefonia é que um assinante originador de uma chamada, conhecido tambem como “assinante A”, detém o circuito, ou seja, a chamada somente é desfeita caso o “assinante A” desconecte. Este assinante e tarifado por padrão.

 

Em chamadas a cobrar, o “assinante B” (receptor da chamada) recebe os privilégios concedidos ao assinante A, sendo permitido a este então que o circuito seja desconectado, assim como também a tarifação passa a ser aplicada ao assinante B.

 

 

assinanteA-assinanteB

Figura 1

 

 

Rede Síncrona

 

A rede de telefonia e altamente síncrona, possui alta qualidade e desta forma não são necessárias retransmissões.

 

A voz, tanto em circuitos analógicos como digitais, sofre pouco atraso na sua transmissão, exceto quando esta transmissão e feita via satélite, cujas distâncias são altas aumentando o tempo de propagação do sinal. Além da voz, a rede tambem permite boa transmissão de dados modulados por modem ou fax.

 

 

Plano de Numeração Padronizado

 

Podemos observar que existe uma padronização do plano de numeração telefônico utilizado no mundo todo:

 

Código do País + Código de Área + Número

 

O código do Brasil (DDI) é 55, enquanto o código da cidade de São Paulo (DDD) é 11 Exemplo:

 

Para se fazer uma ligação para a DigiVoice de um outro país, o número ficaria assim: 55 11 21916363.

 

 

Rotas Alternativas

 

Quando uma assinante origina uma chamada, a rede pública de telefonia inicia um processo de busca pelo assinante de destino. Esta busca é feita com base em tabelas de roteamento que especificam as centrais de destino e sua possíveis rotas de acesso, buscando os melhores caminhos. Desta forma podemos observar que uma chamada telefônica pode ser estabelecida por caminhos mais curtos ou longos, dependendo do momento em que foram geradas, como mostra a Figura 2, onde Rota 1 é a rota escolhida no momento da chamada, e em outra chamada pode ser que seja escolhida outra rota como por exemplo a Rota 2, porém uma vez estabelecida a chamada o circuito estabelecido permanece o mesmo durante toda sua duração.

 

rotas-alternativas

Figura 2

 

 

 

 

 

 

 

This help system was created with an evaluation copy of Help & Manual.