Internet

Top  Previous  Next

Internet

 

Desenvolvida originalmente como um projeto militar entre as décadas de 60/70 (ARPANET), a internet foi utilizada para transmissão de informações pelo Exército Americano durante a Guerra Fria, nos anos 80 e tornou-se popular para o mundo durante os anos 90. O conceito é o mais simples possível: consiste em um conglomerado de computadores ligados em rede que se comunicam por um protocolo comum, o Protocolo de Internet, também conhecido como IP.

 

A característica desta forma de conexão é a transmissão por pacotes de dados, que permitem o uso do meio por mais de uma conexão ao mesmo tempo, ver Figura 3.

 

pacotes

Figura 3

 

Retransmissão

 

A internet por utilizar transmissão por pacotes caracteriza-se como sendo uma rede assíncrona, desta forma permitindo retransmissão de pacotes, podendo operar em redes de baixa qualidade.

 

Rotas Alternativas

 

O encaminhamento de conexões tem rotas principais e alternativas, e permite mais de um caminho para os pacotes em uma mesma conexão. Para que seja possível a transmissão dos pacotes por mais de um caminho é necessário que cada pacote seja analisado, esta análise é feita pelos roteadores responsáveis pelo encaminhamento, o que acarreta em atraso do envio dos pacotes para o destino, ver Figura 4.

 

pacotes-rotas-alternativas

Figura 4

 

Compactação de Dados

 

Sendo a Internet uma rede 100% digital foram desenvolvidos algorítimos de compactação dos dados a serem transmitidos. Esta compactação tem como objetivo reduzir o tamanho dos dados, desta forma aumentando o volume de pacotes a serem transmitidos em um mesmo meio. Com isso torna-se possível economizar a banda de conexões utilizadas durante a transmissão.

 

 

This help system was created with an evaluation copy of Help & Manual.